Novidades

A importância das transmissões pós-Super Bowl para as séries


Chegou fevereiro e chega também nesse domingo (4) o Super Bowl, o evento esportivo mais assistido nos Estados Unidos e o segundo no mundo (perdendo somente para a final da Liga dos Campeões da UEFA), que esse ano será disputado por New England Patriots e Philadelphia Eagles. E como de costume, o canal que transmite o Super Bowl escolhe um dos seus principais seriados ou principais apostas para suceder a transmissão esportiva e aproveitar a audiência.

Essa tática tem sido adotada pelas emissoras NBC, FOX e CBS, que se revezam na transmissão do Super Bowl a cada ano, para apresentar uma nova série para os milhares de telespectadores que estavam acompanhando a partida ou apresentar um episódio especial de alguma grande série dos canais citados, tornando um grande marco em suas histórias ou consolidando-as.

Foi o que aconteceu em 1996, quando a NBC decidiu por transmitir o episódio duplo “The One After the Superbowl" (Parts 1 e 2)” da segunda temporada de Friends, logo após o Super Bowl XXX e alcançou mais de 52 milhões de telespectadores somente nos Estados Unidos, se tornando a maior audiência de um programa pós-Super Bowl até hoje.

Outro exemplo da importância do horário foi a escolha feita pela ABC de transmitir um episódio de Grey’s Anatomy, que estava crescendo e estava em sua segunda temporada, após o Super Bowl XL, em 2006. O evento era tão importante para a série, que a própria criadora, Shonda Rhimes, decidiu escrever o episódio, que foi chamado de “It's The End Of The World” e é considerado por muitos fãs da série como um dos melhores. O episódio alcançou quase 38 milhões de espectadores e ajudou a consolidar a série na grade da emissora.

Então se os intervalos do Super Bowl são disputados por milhares de dólares e geram uma enorme repercussão, o horário pós-Super Bowl também é importantíssimo para as emissoras que transmitem o jogo para ou consolidarem suas principais séries ou fazerem grandes estreias. O horário pode determinar tanto um sucesso de um programa, como o seu fracasso.

Geralmente, a série transmitida após um Super Bowl tem vida longa e vira um sucesso, mas também tem casos de grandes fracassos. Como ocorreu no ano passado, no Super Bowl LI, onde a FOX lançou a série 24: Legacy, derivada de 24 Horas, que foi canelada logo após a sua primeira temporada.  A série, inclusive, foi a pior audiência de um programa pós-Super Bowl nos últimos 14 anos, com somente 17,6 milhões espectadores.

Esse ano é a vez da série This Is US, grande aposta da NBC, que está na sua segunda temporada, e que, com isso, espera atingir novos espectadores para a série.

Veja abaixo a lista de todas as transmissões pós-Super Bowl, desde 1967:


Nenhum comentário